As normas técnicas são importantes porque padronizam qualquer tipo de atividade técnica. Assim sendo, diminuem a variedade de procedimentos, melhora a troca de informações, melhora a segurança, protege o consumidor e elimina barreiras comerciais. Com as normas todos sabem que existe um padrão e todos têm que segui-lo.
Para uma norma ser criada existe todo um processo. Primeiramente há de ter uma necessidade para a criação de uma norma para reger determinado assunto, geralmente a sociedade manifesta essa necessidade. Depois, o Comitê Brasileiro ou o Organismo de Normalização Setorial analisa essa necessidade de criar uma norma e inclui no programa de Normalização Setorial.
Então é criada uma Comissão de Estudo com diversos participantes da sociedade, que elabora um Projeto de Norma, a partir do consenso dos participantes. Assim, o Projeto de Norma é submetido à votação nacional entre os associados da ABNT e outros interessados. Depois que a norma é aprovada qualquer sugestão é analisada pela Comissão de Estudo. Por fim, a Norma Brasileira é impressa.
Uma nova tecnologia se caracteriza por representar um avanço considerável em relação à tecnologia já existente. Portanto não há norma técnica que regulamente sua utilização, não está espalhada pelo meio técnico e tem uma solução diferente quando comparada as tecnologias pré-existentes.
Essa tecnologia deve ser submetida à uma avaliação de desempenho, visando diminuir os riscos.
Devem ser analisados os seguintes pontos:
· exigência de segurança estrutural;
· exigência de segurança ao fogo;
· exigência de estanqueidade;
· exigência de durabilidade e manutenção;
· exigência de desempenho térmico;
· exigência de desempenho acústico;
· exigência de adequação do projeto;
· exigência de gestão da qualidade.
Não só as normas são importantes para elevar o nível de qualidade do produto ou do serviço, mas também a certificação. Essa certificação não é nada mais que emissão de certificados e marcas que demonstram que os produtos, serviços ou sistemas de gestão estão atendendo às normas que lhe são aplicáveis.
Todos saem beneficiados com a certificação. Os consumidores conseguem identificar quais produtos estão atendendo às normas, os fornecedores conseguem mostrar que o produto é de qualidade, e o governo consegue controlar os produtos.
As certificações existentes são:
· Certificação de Sistemas de Garantia de Qualidade ABNT (R), o Certificado de Registro;
· Marca de Qualidade ABNT (Q);
· Certificado de Conformidade ABNT (C).
Nenhum comentário:
Postar um comentário